Histórico do Ecobike de Maringá

Idealizado pelos empregados da SANEPAR, o passeio foi realizado pela primeira vez em junho/2010. Cerca de 80 participantes percorreram os 14 km que ligam a sede da Empresa, na Avenida Pedro Taques, a central de Captação de água do Rio Pirapó. No caminho os participantes receberam informações a respeito do tratamento da água, sendo que no ponto de Captação foi possível conhecer as máquinas utilizadas para o tratamento da água e proporcionada alimentação aos participantes. Neste mesmo ano foi realizada a 2ª edição em 21/11/2010 em comemoração ao dia do rio.

A 3ª edição deixou de ser apenas um passeio ciclístico, e contou com o lançamento do livro “Pelos Caminhos de Nuestra América – Uma pedalada poética pelos confins do continente” (Editora Littere) de Rafael Limaverde. O livro foi escrito com base nos relatos da viagem de dois anos feita pelo autor, de bicicleta, a 16 países latinos americanos, como forma de incentivo ao uso de bicicleta. Nesta edição o passeio contou com cerca de 300 participantes, tendo como destino a Fazenda Santa Juliana que conta, com criação de peixes, alambique, empório para venda de seus produtos, como: melado, rapadura, suco de uva e outros.

Com a realização do 1º Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre–RS, muitas pessoas resolveram se espelhar no exemplo e ampliar a discussão a respeito da inclusão da bicicleta em suas cidades. Neste ano aconteceu o 1º Fórum de Bicicletas de Maringá idealizado por diversos representantes de movimentos pró bicicleta de Maringá e região, contando também com a participação de dois grandes conhecidos no meio do cicloturismo: Walter Magalhães (Clube de Cicloturismo do Brasil) e Antonio Olinto, que junto com sua companheira Rafaela Asprino desenvolvem o Projeto de Cicloturismo no Brasil.

Veja as fotos das edições anteriores